Stephen King diz que o horror se encaixa em uma das quatro categorias temáticas - fantasmas, vampiros, lobisomens e "coisas sem nome." - Seja qual for o mecanismo de causar devastação entre os meros mortais podem ser, horror, invariavelmente, explora o lado obscuro da natureza humana. Medo e ansiedade são ações desse gênero no comércio, e a forma evolui continuamente para manter o ritmo com a sociedade moderna e todos os novos medos e ansiedades trazem progressos.
História do gênero
Embora não tenha sido apelidado de "terror", então, o gênero nasceu em meados do século XVIII, com Horace Walpole o Castelo de Otranto. Bram Stoker “Drácula” e Henry James “A Volta do Parafuso” vieram mais de 130 anos depois. Todos foram considerados literatura sobre o tema em seu dia. Não foi até o final dos anos 1960 e 1970 que alguns romances populares que se tornaram ainda mais popular em filmes - ou seja, O Bebê de Rosemary e O Exorcista - Editoras estão ativamente do mercado "horror", como seu próprio gênero.
A década de 1980 assistiu a uma explosão na ficção de horror, alguns deles bem, não parte dela. O gênero se tornou tão difundido que as editoras, autores e leitores começaram a ver o horror como estereotipada e previsível. Na década de 1990, o ar tinha saído do mercado horror a tal ponto que muitas editoras pararam, identificando suas histórias como "horror", e os livreiros começaram a eliminar as seções horror de suas prateleiras (vide o Youtube).

Hoje, o horror está recuperando a sua audiência, reintroduzindo parcelas de alta qualidade e personagens, e através de uma boa dose de cruzamento com outros gêneros, como o mistério, ficção científica, e até mesmo ficção histórica. Alguns de ficção de horror ainda não é comercializado como horror em si, mas como ficção "sobrenatural" ou algo similar. Os protagonistas da ficção de horror mudaram muito: em vez dos mortais atormentado por demônios e mortos-vivos, heróis e heroínas de hoje costumam ter poderes sobrenaturais que descobrem durante a trama ou até mesmo já as usa desde o início da história.
Horror Subgêneros
Ficção de horror pode ser cruzado com ação mistério / aventura, romance, fantasia e até mesmo a ficção literária. Elementos de fantasia são comuns em horror, especialmente quando o tema envolve tradicionais monstros semi-humanos como vampiros e bruxas. Personagens costumam ter poderes especiais ou atributos, como a telecinese ou imortalidade. Às vezes, o protagonista tem essas qualidades, também, mas desconhece até confrontar com o vilão. Em outros casos, o protagonista é um vilão reformado, talvez buscando a redenção lutando contra seus antigos irmãos ou proteger pessoas inocentes. A busca também é um elemento comum no horror da fantasia.

Horror pode conter elementos eróticos, como no de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro. "Erótico" pode ser tão inócuo como suspense romântico, ou pode ser sutilmente sensual. Cenas de sexo são raramente graficamente explícitas, mas sim, a sensualidade é usada como uma arma para seduzir as vítimas - e, assim, o leitor - O elemento comum em toda a ficção de horror é a sua capacidade de evocar o medo puro. O leitor quer ser assustado, assombrado e alarmado, preocupado com o que vai acontecer, ela quer sentir seu pulso acelerar e sua respiração vem em doses duplas com o progresso da história. Contanto que os autores podem produzir esse tipo de reação visceral para o leitor, eles podem misturar e combinar elementos quase tantos como você deseja num romance de terror.
A maioria das editoras fogem do chamado horror "extremo" - ou seja, excessivamente descrições gráficas de violência física - Leitores querem ser horrorizado, mas realmente não querem se enjoado por terríveis detalhes sangue-e-vísceras. O escritor pode criar suspense e medo de forma muito eficaz ao descrever apenas o que precisa ser descrito, deixando o resto para a imaginação do leitor.
Quer conhecer mais outros Gêneros, acesse por aqui.
2 comentários:
Eu gosto de horror. Embora eu não goste muito de ler esse tipo de livro um atrás do outro, eu acho muito legal.
Texto muito bem elaborado!
Beijos.
Agradeço-lhe por ter lido esta matérias e ter visitado o Santuário.
Bjs e até a próxima.
Postar um comentário