Ninguém é totalmente malvado, e nem totalmente bonzinho. É preciso buscar o equilíbrio entre yin e yang...
Calma! Esse não é nenhum artigo sobre filosofia chinesa, ao contrário, trata-se de um top 10 com os melhores anti-heróis da literatura fantástica.
Partindo do princípio filosófico chinês, podemos afirmar que ninguém é 100% bom ou vice-versa.
|
Quando falamos em anti-herói é
impossível não lembrar dele! |
O anti-herói é um personagem de ficção muito popular, pois é fácil se identificar com alguém que tenha seus erros e acertos. Podemos definir a figura do anti-herói como alguém que não mede esforços nem consequências para alcançar seus objetivos, muitas vezes seus atos são heróicos, mas suas motivações podem não ser as melhores, por exemplo: vingança ou egoísmo. Muitos anti-heróis são conhecidos por sua personalidade forte, passado sombrio ou pelo rastro de destruição que fazem por onde passam. Podemos citar como exemplo o personagem da Marvel: Wolverine é o clássico anti-herói ele tem personalidade forte, seu passado é misterioso e sombrio, ele é platonicamente apaixonado por Jean Grey que é comprometida com Scott Summers. E o que dizer sobre a destruição causada a cada batalha de Wolverine e Dentes-de-Sabre?!
Com esse exemplo, acho que não restam mais dúvidas a respeito do termo anti-herói. Por isso vamos ao Top 10: Os Melhores Anti-heróis de Livros:
10º Lugar: Edmundo Pevensie
O comportamento invejoso e egoísta apresentado por Edmundo em O Leão a Feiticeira e o Guarda-roupa, deu a ele o 10º lugar no Top anti-heróis. Afinal, ele se arrependeu após a morte de Aslam... Antes tarde do que nunca, não é Ed?! Era amigo de Percy, mas o traiu e se tornou um dos maiores vilões da série Percy Jackson e os Olimpianos... Luke queria se vingar de todos os olimpianos, principalmente de seu pai Hermes. Luke tem um papel muito importante no fim da série.
8º Lugar: Damon Salvatore
Como se não bastasse disputar o amor de Katherine, matar seu irmão Stefan, morrer e tornar-se vampiro, Damon também entra na disputa por Elena Gilbert, afinal depois da “morte” de Katherine, jurou perseguir o irmão e atormentá-lo o máximo possível. Damon não é como Stefan, pois ele é um vampiro mau e mais poderoso, se alimenta de sangue humano e na maioria das vezes acaba com sua vítima, embora ele tenha se divertido muito enlouquecendo a pobre Vicki. Demon é o corvo perseguidor de Elena, mas ao longo da primeira fase da série Diários do Vampiro ele acaba ajudando, chegando ao ponto de prometer para Elena que deixaria Stefan em paz... 7º Lugar: Dean Winchester
Desde o início percebe-se que Dean possui o perfil clássico do anti-herói. Tem personalidade forte, é muito bom no que faz, às vezes exagera na bebida, está sempre dando em cima de alguma mulher bonita, preocupa-se demais com seu irmão chegando a tratar o Sam como criança, o que provoca muitas brigas...
Em Supernatural os irmãos Winchester estão sempre juntos, por isso, Sam ganhou o 6º lugar no nosso Top. A princípio achamos que Dean é o único anti-herói desta história, mas com o tempo, percebemos que Sam também erra, e muito! Em Star Wars, Han Solo é o capitão da decrépita, porém eficiente Millenium Falcon. Aceitou ajudar Luck em troca de dinheiro, mas acabou se apaixonando pela princesa Leia. Companheiro inseparável de Chewbacca, chegou a ser sequestrado por Jabba, pois lhe devia muito... Após ser resgatado, passou a ajudar por livre e espontânea vontade. Você pode achar estranho, mas precisamos dizer que infelizmente ele foi “pintado” como ursinho de pelúcia no filme A Bússola de Ouro. Se você já leu Fronteiras do Universo, sabe que na verdade Iorek é um anti-herói, pois ele é muito mais selvagem e feroz do que está retratado no filme. Ele tornou-se amigo de Lyra, pois quando estava bêbado e na pior, ela o ajudou a recuperar a sua armadura, seu orgulho de urso e o trono de Svalbard, e por isso, tornou-se eternamente grato a menina. Iorek é um guerreiro impiedoso, suas batalhas são sangrentas, pois ele não mede esforços para alcançar os seus objetivos. Vale lembrar que ele também chegou a alimentar-se do corpo de seu amigo Lee, que foi morto em batalha.
 |
Medalha de bronze para você, Snape! |
Quem não ficou na dúvida sobre as reais intenções de Snape ao ler os livros da série Harry Potter. Primeiro achamos que ele é mau, mas percebemos que ele é bom, ou mais ou menos, depois ele volta a ser mau afinal ele matou o Dumbledore! Mas me explique se Snape é tão ruim, por que Harry deu o nome de Severo a um dos seus filhos?! Snape é um agente triplo, pois trabalha para Dumbledore, Lord Voldemort e para si mesmo. Depois de tudo isso, ele merece o 3° lugar no Top anti-heróis. 2º Lugar: Lestat de Lioncourt e Eric Northman
 |
Medalha de prata para o rebelde
vampiro Lestat ! *_* |
Lestat é conhecido como o Príncipe Moleque, pois se não bastasse escrever uma autobiografia para revidar o livro narrado por Louis ou ser um dos criadores da vampira criança Cláudia, tornou-se estrela do rock assumindo a sua real condição de vampiro e cantando a verdade sobre a sua espécie, despertou Akasha com sua música, tornando-se consorte da rainha dos vampiros e posteriormente traindo-a para salvar o mundo, aceitou trocar de corpo com um humano de péssima reputação, etc... Lestat ama intensamente, mas isso não significa que saiba amar, ou seja fiel a alguém. Vale dizer que ele se alimenta principalmente de sangue humano, mas só mata pessoas más.
 |
Eric também merece a medalha de prata...
Será que ele vai aceitar?! Afinal, prata faz mal a
vampiros como ele! Valeu é a intenção?! kkk |
Ele também é um vampiro, mas está em um contexto onde humanos e vampiros tentam conviver uns com os outros. Eric é dono do bar Fangtasia, delegado da área 5, busca principalmente vingança contra o vampiro que matou a sua família e é capaz de tudo para atingir o seu objetivo. Ele é totalmente egocêntrico e narcisista, vive perseguindo Sookie, pois não admite que ela o esnobe, afinal está acostumado a ter tudo que quer. Por este motivo, está sempre salvando Sookie Stackhouse, embora muitas vezes ela esteja em perigo graças ele. 1ºLugar: Anakin Skywalker
 |
Ouro para o grande Anakin Skywalker! |
Ele merece o topo de nosso podium, afinal de boas intenções o inferno está cheio! O Jedi foi arrastado para o lado negro da força, mas antes disso já desobedecia às regras, pois apaixonou-se por Padmé e dessa relação nasceram os gêmeos Luck e Leia. Ele abandonou o nome Anakin tornando-se Darth Vader um dos mais famosos vilões de todos os tempos. A posição de Anakin Skywalker dispensa comentários, por isso encerramos aqui o nosso Top 10 anti-heróis.
Esta matéria foi feita para a coluna semanal Dose Dupla, que é assinada por A. Wendy e Dan Pimenta...
Comentários e sugestões são sempre bem-vindos :)
2 comentários:
Sim!! Anakin é o melhor!rss xD
Mas devo dizer que desses anti-heróis o que eu mais amo é o Snape! Desde A Pedra Filosofal eu adorei ele!!!
Então... a lista é maravilhosa, reúne os meus personagens favoritos.
Beijos!
Idem o Severo Snape.
Esse aí é bem severo (a si mesmo) o tempo todo. (rs)
Bjs.
Postar um comentário