Sucessos Instantâneos
Olá, pessoal que segue o Santuário da Fantasia! Hoje eu quero falar com vocês a respeito de um fenômeno muito comum no mundo da literatura e que, no entanto, pouca gente sabe que existe. Ele não tem nome, não tem uma cara definida ou um site onde a gente possa pesquisar. Sua existência só pode ser percebida por quem tem uma visão muito ampla das cosas que acontecem em nosso planeta. É algo como uma sociedade secreta dentro do mundo dos livros.
Sim, eu adoro teorias da conspiração – aceito recomendações de livros a esse respeito – e é disso que vamos falar. Vamos começar explicando a coisa toda. Sabe quando você ouve falar de um livro, vê anúncios em revistas, no metrô, entra em blogs e vê o banner do tal livro? Sabe quando um monte de gente começa a falar bem desse livro em blogs e resenhas por aí? Como você se sente quando isso acontece? Resposta: com vontade ler o livro! Claro! O resultado disso é que um monte de gente compra o livro, faz mais resenhas, coloca suas opiniões em sites etc. Pronto, temos mais um “sucesso” literário.
Agora, uma coisa que muita gente – muita mesmo! – não sabe é que por trás desse fenômeno todo existe uma orquestra muito afinada de profissionais de marketing e propaganda (OK, eu não sei a diferença entre uma coisa e outra, por isso escrevi as duas). É evidente que colocar um livro em evidência dentro do cenário literário custa muito caro. Um anúncio em um grande jornal pode custar centenas de milhares de Reais. Veicular no metrô? Só para editora que tem muita grana. Na Internet as coisas são mais baratas, e é aí que mora a sociedade secreta...
Estou convencido de que aquela massa de pessoas que comenta e fomenta a respeito de um livro que ainda não saiu ou que acaba de chegar às prateleiras simplesmente não existe... É isso mesmo! Eles são fakes! Bom, pelo menos a maioria, no começo, é. Sabe aquela história que você ouviu de que um ou outro livro começou a fazer sucesso entre os internautas, um recomendou para o outro e, de repente, todo mundo ouve falar da obra? É mentira... Existe uma indústria do sucesso instantâneo disseminada pelo mundo, e no Brasil ela é extremamente forte. Ela funciona assim: as grandes editoras lançam (ou importam) um livro e decidem que ele deve ser um sucesso de vendas. Além de espalhar a propaganda normal por aí, eles contratam a sociedade secreta, que fica responsável por invadir blogs, fóruns, sites de relacionamento e criar uma massa de gente que comenta e elogia o livro. Simples assim. Nós compramos a idéia e, na sequência, o livro.
Eu comecei a perceber a existência dessa Iluminati literária (rsrsrs) quando vi gente elogiando e defendendo com unhas e dentes algumas obras que não valiam um centavo enferrujado. Esse é o trabalho deles... Tenho como provar? Não, mas basta que cada um fique mais atento ao que vê por aí para perceber que este fenômeno existe.
Vou terminar esse pequeno estudo com uma frase tirada do fundo do baú – nem um pouco original – que diz que nem tudo o que reluz é ouro. Mas que nós gostamos de correr atrás do ouro, isso nós gostamos.
Abraços!
Assinar:
Postar comentários (RSS)
4 comentários:
Ótimo post!
Isso diz respeito a marketing, pois sem ela, a divulgação será quase ineficiente. Alguns pode falar que é questão de gosto, mas para alguém vir a apreciar tais coisas é necessária uma faísca para os olhos e ouvidos destas pessoas.
Não digo que seja ignorância, pois há tantas maneiras de se divertir que não damos real valor a certas coisas. Isso é parecido com: "Orgulho". Orgulho a um filho, então os seus irmãos irão gostar mais dele (por ser alguém grande) do que antes, de ser grande.
Minha opinião.
Belíssimo post! Acredito nisso também, principalmente relacionado à literatura estrangeira.
Gostaria de poder fazer uma parceria com seu blog, você pode enviar um e-mail para conversarmos?
Forte abraço.
O post está ótimo! Realmente, isso pode acontecer, e acontece, já é bem antigo, e há algum tempo venho observando isso, não só no universo literário mas em vários outros lugares!
Beijos!
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel
Obrigado, pessoal.
Guilherme, parabéns pelo seu livro. A questão da parceria é com o Vincent.
Mari, você está certa. No mundo das músicas, artistas, filmes, HQs e games também há uma influência forte dessa sociedade anônima.
Abraços,
Rogério Pietro
Postar um comentário