O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel.
Esta história foi escrita por J. R. R. Tolkien com a finalidade de ser a continuação de “O Hobbit”, mas acabou surpreendendo muitos, pois a qualidade literária de “O Senhor dos Anéis” é incrivelmente superior a obra anterior de Tolkien (que já era excelente), isso ocorre, pois “O Hobbit” foi composto das histórias que o autor contava para seus filhos ao colocá-los para dormir. Portanto trata-se de um livro mais infantil, enquanto “O Senhor dos Anéis” é uma história fantástica feita para adultos, pois o autor justificava que os livros do estilo fantasia também deveriam ser lidos e apreciados por adultos (imaginem como Tolkien se sentiria nos tempos atuais, sabendo que o que ele tanto propagava tornou-se verdade, e que as suas obras fazem parte dos livros mais lidos no mundo!)...
Título: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel.
Autor: J. R. R. Tolkien.
Editora: Martins Fontes.
Páginas: 454.
Resenha:Nossa história começa com a preparação para a comemoração do onzentésimo aniversário do hobbit Bilbo Bolseiro. Após a aventura vivida em “O Hobbit”, Bilbo surge como um dos elos entre a história anterior e o plano de fundo de “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”.
Bilbo finalmente decide deixar o anel que encontrou durante a sua grande aventura, sendo difícil livrar-se dele, por isso organizou uma grande festa, já que os hobbits presenteiam ao invés de serem presenteados em seu aniversário, a ideia era bem simples, passaria o anel juntamente com todos os seus bens mais preciosos para Frodo Bolseiro, seu herdeiro universal, uma vez que Bilbo acolhera o sobrinho Frodo em sua casa como se fosse seu próprio filho.
Bilbo não queria morrer sem antes fazer mais uma grande viagem e com um pouco de sorte, viver mais uma ou duas aventuras, por isso contou com a ajuda de seu amigo, o mago Gandalf para que todo o seu plano desse certo, mesmo depois de sua partida. Durante a aguardada festa Bilbo simplesmente desapareceu na frente de todos os convidados (utilizando o anel pela última vez).
Após a partida de Bilbo, Gandalf se encarregou para que tudo ocorresse como o desejo de seu amigo hobbit, embora tenha pedido a Frodo para verificar o anel pessoalmente, tendo a oportunidade de confirmar algo terrível, pois aquele anel não era simplesmente um anel mágico ou um anel de poder, infelizmente tratava-se do “Um Anel” o anel que controlava todos os outros, mas que também poderia ajudar no retorno do maior mal que já existiu na Terra Média.
Aconselhado por Gandalf, Frodo parte em uma longa viagem até Valfenda, com muitos perigos a sua espreita, Frodo e seus amigos hobbits, Marry, Pippin e Sam enfrentam muitas armadilhas e grandes aventuras com a finalidade afastar o mau que está se aproximando de seu pacifico Condado (o lar dos hobbits). Durante essa jornada, muitos perigos se sucedem, entre algumas surpresas boas como o misterioso Tom Bombadil (que também é tema de outro livro do autor) um ser muito antigo, com aparência de homem velho e com a capacidade de fazer com que muitas forças da Terra Média o obedeçam.
Nossos amigos estão sendo caçados por misteriosos cavaleiros negros, dos quais nada sabem exceto isso: Eles são maus e não estão para brincadeiras...
Ao longo da viagem, conhecemos muitos lugares e alguns amigos como os elfos que Frodo encontra na floresta e o Sr Passolargo, por exemplo.
Quando Frodo e os demais finalmente chegam a Valfenda, este reencontra o velho Bilbo, mas a alegria dura pouco, pois Frodo descobre ser o único capaz de levar o temido anel rumo a sua destruição...
Um grupo é escalado para acompanhar e proteger Frodo, sendo chamados de Sociedade do Anel, o grupo é formado por 4 hobbits (contado com Frodo), 1 elfo, 1 anão, 2 homens e o mago Gandalf.
A Jornada recomeça com ainda mais perigos e inimigos, e para Frodo há um objetivo mais concreto desta vez, pois ele precisa chegar à montanha onde o anel foi forjado e atear o mesmo no fogo, para que este seja destruído para sempre.
O problema é que alem dos perigos pelos quais passará durante a viagem, o maior perigo se encontra em cumprir a sua missão, pois para destruir o anel, Frodo precisará entrar no coração do território inimigo...
Muitos perigos e muitas aventuras aguardam em mais uma fantástica história sobre hobbits, elfos, homens, magos e outros seres da Terra Média...
“A Sociedade do Anel” é o primeiro livro da história (e não trilogia) O Senhor dos Anéis, pois este inicialmente foi pensado como um livro único, sendo então dividido em três partes por opção da editora na época do primeiro lançamento do livro. Hoje possível encontrar toda a história em um volume único, mas particularmente prefiro ler os mesmos em separado, sendo assim, em seu devido tempo, ainda resenharei os livro: “As Duas Torres,” e “O Retorno do Rei”.
Assinar:
Postar comentários (RSS)
1 comentários:
Oi, Dan! Estou tentando comentar há tempos, mas não consigo, dá erro. Bom, quero muito ler o livro, mas o filme acho que não consigo, não tenho paciência. Acho que é muita informação jogada de uma vez. Não sei se é uma impressão só minha, mas...
Adorei a resenha.
Beijinhos!
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel
Postar um comentário