Biografia:
|
Philip Pullman: Considerado um dos melhores autores infanto-juvenis da atualidade. |
Philip Pullman nasceu em Norwich, na Inglaterra. A maior parte da sua infância ele passou na Austrália, seu pai e padrasto eram membros da Real Força Aérea, e ainda na Austrália descobriu as maravilhas e o gosto pelos quadrinhos, ficando encantado principalmente pelos do Super-Homem e Batman.
Aos 11 anos, Pullman volta para a Grã-Bretanha e passa a viver no norte de Gales, numa época em que as crianças podiam se divertir livremente, o que pra ele foi uma experiência com grandes vantagens, além de sofrer grande influencia de sua professora de inglês Enid, a quem ainda manda cópias de seus livros.
Depois que terminou a escola, Pullman ia com freqüência à faculdade de Exeter em Oxford para ler, fez alguns serviços temporários e depois voltou a Oxford e tornou-se professor. Lecionou para crianças de 12 anos, e uns tempos depois se mudou par a Faculdade de Westminster onde virou conferencista temporário, lecionando cursos sobre romance vitoriano, contos populares e um outro sobre como palavras e imagens podem assentir juntas, mais tarde ele largou o magistério para escrever em tempo integral.
Além de tudo isso, Pullman mantém uma visão crítica sobre religião e a existência de Deus, o que gera certos conflitos com religiosos, principalmente os católicos, a exemplo disso, ele aborda diversos temas religiosos como a existência de Deus e da vida após a morte na série Fronteiras do Universo.
Seu primeiro livro publicado foi “The Haunted Storm”, em 1972. Mais tarde ele escreveu a série de Sally Lockhart.
|
Dakota Blue Richards "na pele" de Lyra Belacqua para o filme "A Bússola de Ouro" |
Porém, foi somente em 1995, com o lançamento de “A Bússola Dourada”, mais conhecida como “A Bússola de Ouro” primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, que ele passou a ser um autor prestigiado, em 1997 veio “A Faca Sutil”, que ganhou diversos prêmios e em 2000 para fechar a trilogia, foi lançado “A Luneta Âmbar”.
Anos depois, Pullman escreveu livros tão bons quanto os já descritos, sendo eles: A Borboleta Tatuada, A Filha do Fabricante de Fogos de Artifício, O Espantalho e seu Criado, A Oxford de Lyra e outros mais.
Além de ser prestigiado literalmente, Pullman vendeu os direitos autorais dos livros: A Bússola de Ouro, que virou filme pela New Line Cinema; da série Sally Lockhart para a BBC, que a transformou numa série de televisão; A Borboleta Tatuada, para a Dinamye Entertainment que transformou num filme, deixando grande parte da história se tornar conhecida no mundo por aqueles que não leram os livros.
Atualmente Philip Pullman é casado com Jude, com quem tem dois filhos, Jamie e Tom.
Obras literárias lançadas:
Série Fronteiras do Universo:
|
Fronteiras do Universo, com a capa do filme A Bússola de Ouro. |
Esta Matéria Foi Feita Em Dose Dupla Por Dan Pimenta E A. Wendy.
Sugestões, Comentários e Elogios São Sempre Bem Vindos :)
0 comentários:
Postar um comentário