Quem nunca cometeu uma pequena loucura só para assistir em primeira mão aquele filme do livro que tanto ama. E o contrário: Viu um filme, descobriu que tinha um livro e ficou louco pra ler. É pena que às vezes nos decepcionamos com a versão para o cinema...
Com certeza você já fez algo assim?! Nós por exemplo, Wendy é do tipo que fareja os filmes que tem livros e não fica em paz até que consiga o livro ou ebook para ler. Já a Dan fez questão de ler Harry Potter após ter visto o primeiro filme, por isso conseguiu ler todos os livros emprestados com amigos, e ainda ganhou o 1º e 2º volume da série de presente de uma amiga. Mas essa não foi a maior loucura que ela fez, pois ela ficou três semanas tentando comprar ingressos antecipados para assistir Eclipse, fez uma espécie de preparação pré-filme pois releu o livro, convidou as amigas, organizou a ida ao cinema, e não contente com isso, ainda comprou uma blusa com um preço bem salgado, só porque era estampada com o pôster oficial do filme... Vocês imaginam o que ela vestiu no dia da estreia?! Kkkk
Deixando as nossas experiências pessoais de lado e as brincadeiras também, informamos que a matéria do Dose Dupla de hoje é sobre uma coisa cada vez mais comum. Livros que viram filmes ou séries de TV.
Acho que a opinião é unânime quando dizemos que na maioria das vezes o cinema estraga os originais dos livros, no entanto é preciso dizer que os filmes de livros fantásticos tem muito apelo para o cinema, pois muitas pessoas não costumam ler os livros e não se importam com as diferenças, sem falar que os livros que viram filmes sempre se tornam mais populares pois muitos leitores só passam a procurar tais títulos depois de assistir os filmes. Devemos dizer que a parceria Literatura / Cinema é benéfica para ambos os lados, principalmente para as grandes produtoras de cinema e para os autores.
Como leitoras e espectadoras observamos que os filmes em sua maioria não fazem jus as obras literárias, mas ainda sim achamos que as versões para o cinema são importantes pois ilustram melhor os cenários e personagens, já que na maioria das vezes os filmes são muito ricos nos quesitos fotografia e cenários... Veja os cenários de O Senhor dos Anéis ou as criaturas estranhas de Harry Potter, vocês conseguiram imaginar tudo isso sem uma ajudinha do cinema?! Se conseguiram estão de parabéns!
|
Testrálio e Hipogrifo, duas das mais populares e estranhas
criaturas mágicas de Harry Potter! |
Mas voltando ao assunto, quem nunca se decepcionou com as versões para cinema e seriados de TV. Mas o que tentamos entender é por que ocorrem tantas diferenças entre os livros e os filmes ou séries. Abaixo fazemos algumas observações sobre este assunto tão polêmico:
|
4 livros em 1 filme, pode ?! |
Antigamente não havia o costume de fazer um filme para cada livro ou como recentemente, um livro em dois filmes (ex: Amanhecer, Harry Potter e as Relíquias da Morte), por isso podemos perceber que existem alguns grandes desastres cinematográficos feitos anteriores a época em que se dividiam livros e filmes. Ex: As Brumas de Avalon, não dá para fazer uma história com tantos livros em apenas um filme.
|
Exemplo dos tópicos 3 e 4! |
Mesmo com o modelo atual, nos perguntamos onde os roteiristas aprenderam a fazer o seu trabalho, pois muitas vezes fazem o resumo do resumo do resumo dos livros, não se preocupando em cortar as melhores partes, aquelas que os leitores mais fanáticos estão loucos para ver. Ex: Em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, tivemos a nossa maior decepção na cena em que Snape toma o mapa maroto de Harry pois nesse momento, ele ganha os “cumprimentos educados” de Almofadinhas, Pontas, Aluado e Rabicho. Mas no filme, Snape ganhou apenas um "fora”, quando na verdade ele ganhou 4 belíssimos “elogios”. Pois é, quando o filme estreou estávamos ansiosas para ver esta cena, mas quando vimos foi uma decepção.
Existem muitas adaptações que muitas vezes alteram totalmente o sentido da história original. Podemos citar os filmes feitos com foco no público infantil por exemplo.
Odiamos filmes que param no primeiro livro, pois é um crime!
A escolha dos atores para os respectivos personagens também merece destaque, pois quando o cinema acerta, acerta até duas vezes (os dois Dumbledores por exemplo), mas quando ERRA, ERRA MUITO! Annabeth Chase de Percy Jackson e os Olimpianos, por exemplo: ela é loira e não morena!
|
Compare as duas versões de Annabeth Chase |
Também há muita omissão de informações importantes, pois muitas vezes os filmes perdem o sentido ou ficam confusos por excesso de adaptações e omissões. Ex: Ninguém sabe que Aslam criou Nárnia e nem como ele fez isso, a não ser que já tenha lido O Sobrinho do Mago.
Com relação as séries de TV existem muitos acréscimos e decréscimos de personagens, além da inclusão de histórias que nada tem a ver com o original apenas com a finalidade de prolongar os capítulos das adaptações, no bom popular “encher linguiça”. A maior decepção da Dan neste sentido é a série Diários do Vampiro, pois há erros gritantes, mas falaremos sobre isso depois...
Esta matéria é apenas o começo. Aguardem matérias específicas de comparação de livros e filmes ou livros e séries. A coluna semanal Dose Dupla é assinada por A. Wendy e Dan Pimenta...
Comentários e sugestões são sempre bem-vindos :)
1 comentários:
Pois é! Queria muito ver aquela cena em Harry Potter, apesar de eu adorar o Snape!!rsrs
Concordo com você... Não é sempre que se acerta quando adapta um filme, e isso causa muita decepção aos fãs... Por exemple, A Saga Crepúsculo. Eu gostei dos livro... Comi com farinha! Mas, quando vi o filme, foi frustrante, acho que foi minha maior decepção nesse sentido até o momento. Sem intenção de ofender quem gostou, é claro, mas o filme não faz jus ao livro!
Beijinhos.
Mariana Sampaio
Tijolinhos de Papel
Postar um comentário