Especial Harry Potter - J. K. Rowling | Santuário da Fantasia
Seja bem-vindo!
  • Por que Ler Fantasia?

    Nas histórias de fantasia nós aprendemos a entender as diferenças dos outros, aprendemos ter compaixão por aquelas coisas que não podemos compreender, aprendemos a importância de manter o nosso sentido de saber do estranho mundo que existe nas páginas da literatura fantástica. Ensina-nos a tolerância de outras pessoas e lugares e engendram uma abertura para novas experiências...

  • Santuário da Fantasia

    Este novo projeto é para reunir as maiores obras já lançadas e que ainda terão o seu lançamento, contando com uma diversidade de informação para lhe deixar entretido por um longo tempo. Aqui estamos para finalmente abrirmos as nossas portas... Então, sejam bem-vindos ao Santuário!

  • Mundo dos Promos

    Esse espaço é dedicado para aquelas pessoas que fazem Promoções sobre a Literatura. O Blog já ultrapassou a marca de 7.000 visitas em menos de 9 meses, possuindo mais de 500 Promoções. E também, há vários Promos todos os dias. Acesse e participe...

  • Codex de Ouro

    O Codex de Ouro é um prêmio anual promovido pelo Ponto do Autor, e, antes de tudo, o desejo de celebrarmos as conquistas dos autores que representam a força da literatura nacional. Almejamos realizar uma festa anual para os autores nacionais, em uma celebração promovida com base exclusivamente no conhecimento que buscamos na weblit...

  • Gêneros de Literatura

    Neste tema falará os mais variados Gêneros da Literatura e afins. Ainda em progresso de inclusão...

  • Mundo da Literatura

    O Grande projeto foi finalmente definido no ano de 2011 para que reunisse os autores nacionais num só lugar, o Mundo da Literatura. Em consequência disso, conseguimos com grande sucesso esta grande realização em tão pouco tempo. Entre lá e veja por si mesmo o seu funcionamento...

Especial Harry Potter - J. K. Rowling

 Já reparou como tudo que é bom acaba, e o que é melhor ainda infelizmente sempre tem um fim! Pensando sobre a aguardada estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II, resolvemos falar um pouco sobre o universo de Harry Potter. Nas próximas semanas faremos algumas matérias especiais sobre a incrível criação da autora britânica J. K. Rowling.

  Sabemos que muito já foi dito a respeito do fenômeno Harry Potter ao longo dos anos. Não temos a intenção nos tornar especialistas nesse assunto, ao contrário, falaremos da autora, dos livros, filmes e etc sob o nosso ângulo de vista, o modo como vemos, e também crescemos ao desvendar o fantástico mundo de Harry Potter. Para começar, abaixo estão algumas informações sobre a autora:

A fantástica autora J. K. Rowling! *-*
  Joanne Kathllen Rowling, mais conhecida como J.K. Rowling nasceu em 31 de Julho de 1965. Curiosamente o personagem Harry Potter, também faz aniversário neste dia. O nome “Kathellen” foi adotado em homenagem a avó da autora na ocasião do lançamento do primeiro livro (Harry Potter e a Pedra Filosofal), pois agente e editora acreditavam que um nome abreviado seria melhor, já que pensavam que um livro escrito por uma mulher talvez não tivesse tanta aceitação no mercado literário. Divorciada, com pouco dinheiro e com uma filha para criar, J. K. tinha depressão quando começou a escrever o primeiro livro da série Harry Potter. Escrever era um sonho de J. K., mas inicialmente esta atividade foi vista apenas como uma distração, uma forma de não ficar tão deprimida. A autora escrevia principalmente nos momentos em que sua filha Jessica Isabel estava dormindo, muitos relatam que Joanne escrevia em cafés da região com Jessica ao seu lado, dormindo no carrinho de bebê. A inspiração para os livros surgiu durante uma viagem de trem, mas podemos dizer que as aventuras dos “bruxinhos” se iniciaram muito antes disso, pois quando criança J. K. costumava brincar de bruxos com os irmãos Ian e Vikki Potter. O Livro Harry Potter e a Pedra Filosofal demorou 5 anos para ser escrito, ao tentar publicar o livro a autora recebeu mais ou menos 9 recusas, pois as editoras achavam que a história era grande de mais para crianças. Quando estava rumo ao seu 10º não, um funcionário de uma editora, chamado Christopher Little, pediu autorização a seu chefe para ler o manuscrito de Joanne. Chistopher viu potencial no que estava lendo, tornou-se agente literário da autora, sendo um dos responsáveis do acréscimo do nome “Kathallen” e o lançamento do primeiro livro da série Harry Potter. 
  Nas livrarias, Harry Potter e a Pedra Filosofal não agradou, mas com o passar do tempo, a propaganda “ boca a boca” tornou-se a maior aliada da obra. Posteriormente surgiram os comentários da imprensa que ajudaram muito na divulgação do livro.
Alguns livros de J. K. Rowling

  A obra da autora inclui os sete volumes da série Harry Potter, são eles: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, e Harry Potter e as Relíquias da Morte. Além dos livros da série, também foram publicados os livros: Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos, e Os Contos de Beedle o Bardo. A renda dos dos livros sobre os animais da série e o jogo de quadribol foi doada para uma instituição de caridade. Recentemente a autora também doou uma pequena fortuna para a criação de uma nova clínica de pequisa de esclerose múltipla, a doença que matou sua mãe.

Curiosidades:
Dementadores: representam a depressão da autora?!

Os dementadores citados em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban seriam a representação do período de depressão que a autora passou. Não é por acaso que estes personagens são citados como ladrões de felicidade, e que para se recuperar de um ataque deles é preciso comer chocolate, que segundo cientistas possui agentes antidepressivos em sua composição.

A série Harry Potter foi traduzida para mais de 60 línguas diferentes.

J. K. Rowling foi a primeira pessoa a se tornar bilionária escrevendo. É hoje mais rica do que a própria Rainha Elizabeh II.

Antes da fama, autora trabalhou com professora assistente, pesquisadora da organização de direitos humanos, e secretária bilíngue. Estudou francês e línguas clássicas na Universidade de Exter, na Inglaterra.

A história da vida de Joanne Kethllen Rowling é um exemplo de superação, persistência e sorte. Esperamos que o que escrevemos aqui sirva de incentivo para aqueles que assim como J. K. também sonham em publicar algo de sua autoria um dia. É claro que não temos a intenção de nos tornar bilionárias, mas a história da autora é em muitos aspectos uma lição de vida.

Esta matéria foi escrita por A. Wendy e Dan Pimenta, para a coluna semanal Dose Dupla. 

Sugestões, comentários e elogios são sempre bem vindos :)

1 comentários:

Mari Sampaio disse...

Muito show!! Minha irmã também faz aniversário dia 31!rsrs
Quando ela descobriu ficou suuper feliz!
Mas realmente, a história dessa mulher é ótima! Devo agradecer ao agente literário, porque sem ele, não seria possível ler estes livros maravilhosos! Harry Potter representou uma parte deliciosa da minha vida, que jamais esquecerei!

Abraços
Mariana Sampaio
Tijolinhos de Papel.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Todos os direitos reservados © Santuário da Fantasia - O Reinado da Fantasia Utópica em conexão com o Mundo da Literatura