Ringue Literário: Smeàgol Vs. Dobby | Santuário da Fantasia
Seja bem-vindo!
  • Por que Ler Fantasia?

    Nas histórias de fantasia nós aprendemos a entender as diferenças dos outros, aprendemos ter compaixão por aquelas coisas que não podemos compreender, aprendemos a importância de manter o nosso sentido de saber do estranho mundo que existe nas páginas da literatura fantástica. Ensina-nos a tolerância de outras pessoas e lugares e engendram uma abertura para novas experiências...

  • Santuário da Fantasia

    Este novo projeto é para reunir as maiores obras já lançadas e que ainda terão o seu lançamento, contando com uma diversidade de informação para lhe deixar entretido por um longo tempo. Aqui estamos para finalmente abrirmos as nossas portas... Então, sejam bem-vindos ao Santuário!

  • Mundo dos Promos

    Esse espaço é dedicado para aquelas pessoas que fazem Promoções sobre a Literatura. O Blog já ultrapassou a marca de 7.000 visitas em menos de 9 meses, possuindo mais de 500 Promoções. E também, há vários Promos todos os dias. Acesse e participe...

  • Codex de Ouro

    O Codex de Ouro é um prêmio anual promovido pelo Ponto do Autor, e, antes de tudo, o desejo de celebrarmos as conquistas dos autores que representam a força da literatura nacional. Almejamos realizar uma festa anual para os autores nacionais, em uma celebração promovida com base exclusivamente no conhecimento que buscamos na weblit...

  • Gêneros de Literatura

    Neste tema falará os mais variados Gêneros da Literatura e afins. Ainda em progresso de inclusão...

  • Mundo da Literatura

    O Grande projeto foi finalmente definido no ano de 2011 para que reunisse os autores nacionais num só lugar, o Mundo da Literatura. Em consequência disso, conseguimos com grande sucesso esta grande realização em tão pouco tempo. Entre lá e veja por si mesmo o seu funcionamento...

Ringue Literário: Smeàgol Vs. Dobby

    Bom dia! Hoje vamos inaugurar outro tópico da Coluna Semanal Dose Dupla, chamado Ringue Literário.

    E o que é o Ringue Literário?! Simples, nós escolhemos dois personagens, sempre por uma ligação em comum ou por serem os completos opostos, mais ou menos como os temas que temos para o Top 10. Feito isso, ilustraremos as suas semelhanças e diferenças, para que você leitor possa visualizar todos os pontos positivos e negativos de cada personagem em uma “balança” e monte o seu próprio julgamento sobre eles. Então, mãos a obra:

   Para nossa primeira disputa entre personagens, convocamos duas das mais queridas, embora um deles também seja bem odiado às vezes, criaturas dois dos maiores livros do gênero fantasia/aventura...

Com vocês, a batalha espetacular entre Smeàgol e Dobby:
  1. Aparições:
Smeàgol surgiu em “O Hobbit” que foi publicado pela primeira vez em 1937, e por pouco não roubou a cena de Bilbo, pois no capítulo intitulado “Adivinhas no Escuro” eles disputam uma incrível aposta de adivinhas. Smeàgol é um personagem de suma importância em “O Senhor dos Anéis”, e mesmo sendo um “personagem secundário”, muitas vezes acabou roubando a cena de Frodo.

Dobby fez sua primeira aparição em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, tendo como principal objetivo ajudar, ou seria atrapalhar, o Sr. Harry Potter mesmo que isso fosse contra a vontade de seus senhores, o que acabava causando literalmente muita dor ao pobre elfo doméstico. Ele também é figurinha carimbada em mais dois livros da série: “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (essa aparição é exclusiva do livro) e “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (onde também esteve presente na 1ª parte do filme).
  1. O Começo:

A história de Smeàgol é muito triste, pois ele deixou-se consumir pelo “Um Anel” ou como ele costuma chamá-lo “Precioso”. Depois de matar um amigo, por influencia do anel, ele acabou por exilar-se em uma caverna muito profunda e cheia de orcs. Smeàgol passou a alimentar-se de peixes crus e filhotes de orcs roubados, e logo foi apelidado de Gollum devido ao barulho que fazia ao comer. Ele ficou ali por muito, muito tempo, e nada mudou até o dia em Bilbo Bolseiro “roubou o seu precioso!”.

Dobby vai até a casa dos Dusley para impedir Harry Potter de ir a Hogwarts, pois está muito preocupado com ele. Tanto que chega ao ponto de: fazer um bolo voar pela sala dos tios de Harry, fechar a passagem para a plataforma 9 ¾ , fazer um balaço perseguir o Harry durante um jogo de quadribol, quebrar os ossos do mesmo... É Dobby, o é por isso que dizem que de boas intenções o inferno está cheio, mas acho que você não foi para lá, afinal você é um herói, mas disso falaremos depois.
  1. Histórico de Servidão:

Smeàgol é arisco e não gosta de servir a ninguém, porém passou a seguir, ou melhor guiar o Sr. Frodo Bolseiro, após este poupar a sua vida. Ele foi muito importante a Frodo, que sem ele não teria conseguido chegar aos portões de Mordor.

Dobby é um elfo doméstico e como tal é obrigatoriamente um escravo de uma família de bruxos. O pior é que o coitado não tem sorte, ou melhor, não tinha até conhecer o Sr. Harry Potter. Dobby não gosta da família Malfoy, mas é obrigado a fazer tudo que eles querem caso contrário, terá que se machucar com o primeiro objeto que estiver pela frente.
  1. As Traições:


Apesar de ficar muito grato a Frodo, Smeàgol sucumbiu novamente ao poder do “Precioso”, por isso, acaba atacando Frodo, por estar atormentado, desejoso do anel e com ciúmes de Sam.

Dobby não gosta dos Malfoy por uma razão: eles são maus! Por isso Dobby vai até Harry Potter e apesar de atrapalhá-lo de mais, fez isso porque queria ajudá-lo a ficar longe da mais nova armação do sevo de Voldemort, Lúcio Malfoy. Dobby não traiu Harry e sim a malvada família Malfoy, ao ajudar o jovem herói. E como todo mundo merece um final feliz, Dobby ganhou a sua liberdade ao receber de seu patrão uma meia “plantada” por Harry no diário de Tom Ridle. É Smeàgol, dessa vez o Dobby se deu melhor do que você!
  1. Outras Aparições:

Como já foi dito, Smeàgol volta a ser citado em “A Sociedade do Anel”, livro em que ele faz uma participação bem pequena. Em “As Duas Torres” ele guia a viagem de Frodo, após este poupar a sua vida, e em “O Retorno do Rei” ele consegue guiar Frodo até Mordor, mas depois tenta matá-lo.

Dobby fez uma pequena participação em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, onde o vemos na cozinha de Hogwarts e acompanhando da também elfo doméstica Wink. Mas este é o novo Dobby, o Dobby Livre, que tinha um emprego remunerado em Hogwarts graças à bondade dos senhores Harry Potter e Alvo Dumbledore! Dobby agora era muito excêntrico ao se vestir, mas também, quem não seria se tivesse sido a vida toda um escravo que só podia vestir um saco de pano?!
Mas é em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", que este pequeno elfo faz a sua entrada triunfal e infelizmente uma despedida emocionante, pois Dobby foi o único responsável por libertar Harry, Mione, Rony, o Sr. Olivaras, Luna Lovegood e o duende Grampo, da “prisão” dos Malfoy.
  1. Temperamento:

Smeàgol é um atormentado, tem dupla personalidade e na maioria das vezes, ambas as suas personalidades não tem um bom pensamento... Smeàgol bem que tentou ser bom, ele realmente quis acreditar que Frodo era bom com ele, mas não conseguiu. Ele é muito astuto e sua mente trabalha muito bem em três situações: 1º Ir a lugares sem ser visto, 2º Proteger o “Precioso” e 3º Matar qualquer um que o ameace ou tente levar o “Precioso” para longe.

No início Dobby era conformado com sua sina, sendo o eterno escravo Malfoy, mas ficou muito rebelde quando soube do que seu chefe pretendia fazer a Harry Potter. Assim como Smeàgol, Dobby também foi muito astuto com seu planos, ao tentar impedir Harry de permanecer em Hogwarts, mas ainda bem que nenhum dos seus planos funcionou como ele queria...
Dobby se tornou um elfo alegre, divertido e colorido, ele amava a liberdade que adquiriu, mesmo tendo usufruído tão pouco da mesma... É por isso que Harry fez questão de escrever o epitáfio de seu amigo: “Aqui Jaz Dobby, Um Elfo Livre.”
  1. Morte:

Smeàgol entrou para o Hall da Fama dos vilões definitivamente, quando tentou matar Frodo no fim de “O Retorno do Rei”. Quem não se lembra de quando o “pobre” e atormentado Smeàgol resolve ceder à vontade de “Precioso” e fica armando o bote para Frodo... Quem não se lembra de Frodo perdendo o dedo por causa da mordida de Smeàgol?!

Dobby também entrou para o Hall da Fama, mas foi para o Hall dos Heróis... Quem não se emocionou ao ver o pobre elfo morrer após ter salvado toda aquela galera?! Nós estamos chorando a morte de Dobby até agora! E olha que a Dan leu HP 7 há muito tempo, e que o filme passou há quase um ano! Mas você merece o nosso luto, Dobby! Você é um herói! Você tinha o maior coração que um elfo doméstico podia carregar no peito!!!

Devemos admitir que até para morrer esses dois tinham estilo!
  1. Conclusão:
   Nós não estamos aqui falando bem de um e mal de outro, estamos apenas prestando a nossa homenagem a dois grandes personagens das tramas de J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling.
   
   A verdade é que mesmo não sendo os protagonistas, ou os mais poderosos, ou o pior dos vilões da história (no caso do Smeàgol, pois esse precisaria competir no cargo com Saruman e Melkor, o que seria uma batalha injusta), ou o melhor amigo (no caso de Dobby, que se tornou amigo de Harry e provou toda amizade e também lealdade), mas sem dúvidas eles foram, são e sempre serão dois grandes ícones da LinFan (Literatura Fantástica Internacional). Por isso fica aqui a justa homenagem do Santuário da Fantasia a tão inesquecíveis personagens da Ficção Fantástica!

Afinal, sem Smeàgol, Frodo não teria conseguido chegar a Mordor e cumprir com sua missão! E Sem Dobby, Harry e os outros teriam morrido desarmados nas garras de Voldemort e seus servos Malfoy/ Lestrange! Essas pequenas criaturas fazem toda a diferença no decorrer das suas respectivas tramas!”

***Sugestão das Autoras: O que acha de deixar o seu comentário abaixo dizendo, não apenas o que você achou da matéria, mas também qual dos dois é o seu preferido?! Afinal, o Ringue Literário não seria o mesmo sem a opinião de vocês!!!

Esta matéria foi feita em Dose Dupla por A. Wendy e Dan Pimenta.

Comentários, Sugestões e Elogios São Sempre Bem Vindos! :)

1 comentários:

Mari Sampaio disse...

Amo o Dobby, isso é fato! Ele era muito fofo, e rendeu boas risadas. Pode-se dizer que deu um encanto a mais à história inesquecível de Rowling. Vocês não sabem o quanto odeio Lestrange! A louca matou TODOS os meus personagens favoritos, tanto que fiquei muito feliz com o fim que esta levou! Claro que nosso amiguinho Smeagol merece reconhecimento, mas ainda assim prefiro o Dobby!
Adorei a postagem, meninas!
Super beijos!

Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Todos os direitos reservados © Santuário da Fantasia - O Reinado da Fantasia Utópica em conexão com o Mundo da Literatura