C. S. Lewis | Santuário da Fantasia
Seja bem-vindo!
  • Por que Ler Fantasia?

    Nas histórias de fantasia nós aprendemos a entender as diferenças dos outros, aprendemos ter compaixão por aquelas coisas que não podemos compreender, aprendemos a importância de manter o nosso sentido de saber do estranho mundo que existe nas páginas da literatura fantástica. Ensina-nos a tolerância de outras pessoas e lugares e engendram uma abertura para novas experiências...

  • Santuário da Fantasia

    Este novo projeto é para reunir as maiores obras já lançadas e que ainda terão o seu lançamento, contando com uma diversidade de informação para lhe deixar entretido por um longo tempo. Aqui estamos para finalmente abrirmos as nossas portas... Então, sejam bem-vindos ao Santuário!

  • Mundo dos Promos

    Esse espaço é dedicado para aquelas pessoas que fazem Promoções sobre a Literatura. O Blog já ultrapassou a marca de 7.000 visitas em menos de 9 meses, possuindo mais de 500 Promoções. E também, há vários Promos todos os dias. Acesse e participe...

  • Codex de Ouro

    O Codex de Ouro é um prêmio anual promovido pelo Ponto do Autor, e, antes de tudo, o desejo de celebrarmos as conquistas dos autores que representam a força da literatura nacional. Almejamos realizar uma festa anual para os autores nacionais, em uma celebração promovida com base exclusivamente no conhecimento que buscamos na weblit...

  • Gêneros de Literatura

    Neste tema falará os mais variados Gêneros da Literatura e afins. Ainda em progresso de inclusão...

  • Mundo da Literatura

    O Grande projeto foi finalmente definido no ano de 2011 para que reunisse os autores nacionais num só lugar, o Mundo da Literatura. Em consequência disso, conseguimos com grande sucesso esta grande realização em tão pouco tempo. Entre lá e veja por si mesmo o seu funcionamento...

C. S. Lewis


Aslam é considerado o mehor personagem
criado por C. S. Lewis.
    
    Vocês com certeza conhecem As Crônicas de Nárnia, mas sabiam que C. S. Lewis, autor dos livros de Nárnia também era autor de livros teológicos, e que antes disso ele era muito ateu?! Pois é, prometemos que não vamos falar sobre religião, mas sim sobre a vida e a obra de Clive Staples Lewis...

Biografia:

   Clive Staples Lewis, mais conhecido como C. S. Lewis, nasceu em Belfast no norte da Irlanda. Quando pequeno Lewis teve sua mente estimulada por seu irmão Warren, a quem tratava como Warnie, que um dia levou para ele uma tampa com um jardim em miniatura, o que proporcionou a Lewis uma visão diferente do mundo fora de seu berço.Mais tarde Lewis se lembraria desta brincadeira com Warnie e a relataria em seu livro “Surpreendido pela Alegria”, e muito mais tarde usaria esse mesmo jardim como base para criar o mundo de Nárnia.
    Com a morte de sua mãe, Lewis ficou muito abalado, seu pai assumiu a responsabilidade de sozinho criar os seus dois filhos, Warren e Lewis, o que fez com que Lewis se afastasse cada vez mais de seu pai, descobrindo uma biblioteca particular em sua casa e passando cada vez mais tempo dentro dela, criando um grande apreço pela literatura.
    Aos 18 anos, C. S. Lewis foi admitido no University College em Oxford, porém seus estudos foram interrompidos por ter sido chamado a frente de batalha, mas foi mandado de volta para Oxford por causa de um ferimento de batalha.
   Durante a guerra, Lewis conheceu um outro soldado, chamado Paddy Moore, com que teve uma amizade tão intensa que fizeram um trato de que se um deles viesse a falecer o outro cuidaria da família deste. Infelizmente Paddy faleceu em 1918, mesmo ano em que Lewis foi ferido e mandado de volta.
Quando voltou a Oxford Lewis passou a cuidar da mãe e da irmã de Paddy, com quem criou uma forte amizade. Completou seus estudos e foi chamado a lecionar no Magdallen College, onde ficou durante de 1925 a 1954, nesse meio tempo Lewis conheceu Tolkien (Autor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit) durante uma reunião, que eles denominaram “chá inglês” no Merton college.
   A partir desse dia, C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien se tornariam grandes amigos, mas haveria também nessa amizade grandes discussões, além de palavras de apoio.
    Lewis era ateu e Tolkien era religioso convicto, o que de certo gerava muitas discussões entre eles por causa dos livros de Lewis, tais como Cartas de um diabo a seu aprendiz, O sobrinho do mago, e algumas outras obras, mas posteriomente C. S. Lewis, converteu-se ao cristianismo, tornando-se um grande defensor do Evangelho.
   Em uma com aposta com Tolkien, Lewis sugeriu temas para escrever um livro, e pegou o tema viagem no espaço,o que gerou o livro Out of the Silent Planet”, publicado em português como “Longe do Planeta Silêncioso” . Enquanto J. R. R. Tolkien deveria escrever sobre viagem no tempo.
    Lewis viveu por um tempo com a senhora Moore e Maureen, mãe e irmã de Paddy, na cidade, mas depois se mudaram para uma casa fazenda mais distante da cidade a qual chamavam de The Kilns, onde não muito tempo depois Warren vai morar com eles.
     Lá Lewis foi feliz enquanto pode, sofreu com a morte da senhora Moore de quem gostava muito, em 1951, depois encontrou novamente a felicidade com Joy, que se tornou sua esposa. Lewis manteve até onde pode seu casamento escondido de Tolkien, que descobriu e o repreendeu por se casar com uma mulher separada e fora da igreja, essa discussão fez com que os dois deixassem de manter contato durante muito tempo….
   Lewis morreu em 29 de novembro, tendo realizado seu sonho após a morte de Joy, em 13 de julho, de viajar e passar seus últimos dias novamente no lugar onde nasceu, a Irlanda.


Obras Não Ficcionais de C. S. Lewis publicadas no Brasil:

  • O problema do sofrimento, Vida, 2006
  • A Abolição do homem, publicado em português pela Editora Martins Fontes
  • Milagres
  • Mere Christianity (1952; baseado em palestras por rádio de 1941-1944) (publicado em português como Mero Cristianismo, e recentemente reeditado pela Editora Martins Fontes como Cristianismo Puro e Simples.
  • Surpreendido pela alegria ( sua autobiografia, publicado em português pela Editora Vida).
  • Os Quatro Amores publicado em português pela Editora Martins Fontes.


Obras Ficcionais de C. S. Lewis publicadas no Brasil:
  • O Regresso do Peregrino.
  • Cartas do Inferno/ Reeditado pela editora Martins Fontes como Cartas de um Diabo ao Seu Aprediz.
  • O Grande Abismo.
Séries:
Alguns livros de As Crônicas de Nárnia.
As Cronicas de Nárnia:
  • O Sobrinho do Mago
  • O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
  • Príncipe Caspian
  • A Viagem do Peregrino da Alvorada
  • A Cadeira de Prata
  • O Cavalo e Seu Menino
  • A Última Batalha
Trilogia Espacial:
  • Longe do Planeta Silencioso
  • Perelenda
  • Aquela Força Medonha
Esta matéria foi feita para a coluna senal Dose Dupla, por A. Wendy e Dan Pimenta.
Comentários, Sugestões e Elogios São Sempre Bem Vindos! :)


1 comentários:

Mari Sampaio disse...

Ai, que tudo, um dos maiores escritores de seu gênero sendo amigos, e contemporâneos, o que é mais engraçado! Sou fascinada pelos dois!
Adorei a matéria, meninas!
Super beijos!

Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Todos os direitos reservados © Santuário da Fantasia - O Reinado da Fantasia Utópica em conexão com o Mundo da Literatura